FaaS

   A palavra fintech é uma abreviação para financial technology (finanças e tecnologia) usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação aos bancos e empresas tradicionais do setor, também conhecidos por neobanks, todos sem redes presenciais.

A sigla FaaS de Fintech as a Service, deriva do conceito BaaS - Banking as a Service quando se usa até a contabilidade do banco parra uma nova plataforma apenas se pagando pelo serviço, sem necessidade do investimento em carta patente, da mesma forma como a estratégia do CaaS - Credit as a Service.

Veja abaixo um interessante vídeo sobre o Começo do Fim dos Bancos e os demais explicativos.

Bancos O começo do Fim - F Madia 5-4-2019

SejaBest

O Avanço do Banking as a Services nas Instituições Financeiras
de Banking as a Services (ou BaaS),


dd
O que é a Disruptura dos Bancos?
Por que uma Fintech ou Neobank? 
Entenda o que é Fintech as a Service - FaaS
A captação de Recursos
O Futuro do Setor

A Disruptura dos Bancos

    Como se sabe o mundo está passando por uma grande transformação, sendo uma das mais importantes a conhecida ruptura da indústria bancária, acostumada a dezenas de anos com fartos lucros, hoje pressionada com o rápido crescimento das fintechs (finanças e tecnologia) as quais têm um custo operacional muito menor.
                           
     Além disso, não é preciso mencionar a experiência negativa que os bancos oferecem aos seus clientes, seja com o reduzido tempo de atendimento, seja com os altos spreads, resultado dos custos elevados com pessoal, pouco uso de inteligência artificial, agencias luxuosas e necessidade de uma forte segurança armada, sem entrar em outros  problemas.


As Fintechs e os Neobanks

      Os neobanks são 100% digitais desde a sua criação. Ou seja: não disponibilizam, por exemplo, uma rede de agências. Também não têm qualquer vínculo com estruturas de instituições financeiras convencionais. 


   
    Apenas exemplificando as gritantes diferenças entre os tradicionais bancos e as 2 fintechs unicórnios mais valorizadas, cujos valores da IPO estão  indicados ao final da página, das  atuais fintechs como pode se ver 

                                  Qte de Clientes em milhões      Qte de Funcionários 
      Bradesco                              101,8                                 88   mil 
      Itaú                                        95,5                                  87   mil
      Nubank                                  64,8                                   7   mil
      XP - Investimentos                 2,3                                   2,7 mil

    Operando hoje no país já existem mais de 1.200 fintechscontra cerca  de 24 bancos, em um cenário de forte redução de custos, usando. 

O que é Neobank
Carlos Netto - CEO Matera

Fintech as a Service - FaaS

    Dentro de um moderno conceito que se denomina Banking as a Service - BaaS, as empresas podem prestar serviços financeiros aos seus clientes, como se ela tivesse seu próprio banco, sem precisar investir em uma carta patente, pagando uma taxa que varia de 20% a 40%. 
     
   Da mesma forma as empresas podem prestar tais serviços conhecidos por Fintech as a Service - FaaS. que usada na solução

A captação de recursos

   As Fintechs fazem a captação de recursos, diretamente de investidores sem a intermediação dos bancos, que não tendo que cobrir custos tão altos, oferecem uma dupla vantagem: i) Rentabilidade muito maior para os primeiros e ii) Custos menores para os tomadores de recursos, ao mesmo tempo, em um novo sistema chamado de ponto a ponto ou P2P.

O Futuro do Setor

    Como se sabe muitas instituições financeiras de porte estão altamente desconfortável com a nova concorrência e apoiaram a esquerda com a finalidade de voltar a terem lucros consideráveis como foi a recém fala de um dos principais executivos de um grande banco, com o que pode se prever uma regulação mais forte "dificultando" a criação de novas fintechs e serviços correlatos, o que sinaliza que a proposta em tela seja acelerada, sob pena de se perder a oportunidade identificada. 


Beyond Banking
Beyond Fintechs
A miopia dos Bancos

Beyond Banking

   Os bancos perdendo espaço para fintechs, estão buscando novas receitas em uma solução que se chama Beyond Banking, abrindo seus shoppings virtuais oferecendo muitos novos serviços, agora não financeiros aproveitando sua base de clientes.


      Além dos shoppings nos EUA vários bancos já oferecem um serviço gratuito de registros notariais como o Bank of America, atraindo clientes, confirmado pela da página da Assessoria Forbes Magazine como se vê na imagem abaixo.


Beyond Fintechs

   Além dos serviços financeiros, as fintechs também, estão revolucionando vários setores, incluindo Educação, Logística e Cadeia de Suprimentos, Construção, Alimentação e Transporte, por meio de soluções customizadas pelas necessidades de cada mercado, de onde nasce a pergunta como estruturar uma fintech adaptada aos interesses dos cartórios aumentando suas receitas?

Fintechs Going Beyond Financial Services 
Ecosystem TV

A miopia dos Bancos

    Claro que abrir shoppings e oferecer novos serviços, deveriam fazer parte de uma estratégia para aumentar as receitas dos bancos, mas na nossa opinião a mais grave miopia de marketing praticada pelos bancos foi, e é não conseguir enxergar a necessidade de reparar o dano causado aos quase 68 milhões de inadimplentes p. física e 5,5 milhões de empresas deixando-os a margem dos seus ecossistemas, sem ao menos acender uma vela no cemitério já que tiveram lucros consideráveis com os economicamente falecidos.

     Tal miopia abre portas para uma enorme oportunidade para novas fintechs focada neste contingente de vulneráveis que precisa de cursos profissionalizantes com a proposta da Universidade Inclusiva com seu curso de Marketing Pessoal e o web crawler Procura Trabalho de Banco de Talentos Dinâmico que além de localizar oportunidades de forma automática,  acompanha o crescimento profissional do aluno e, ainda, o apresenta para os  Clube dos ex-Alunos e Amigos que são grupos de discussão por assunto de interesse. assim como os serviços de apoio para as pessoas jurídicas usando o novo modelo  de Inteligent Credit Scores, com médias setoriais integradas previsões de falência e resultados.