Cartórios on Line - Novas Receitas com Blockchain

    Por que os cartórios não obtém receitas com a hospedagem de documentos nas nuvens estruturando seu próprio sistema de blockchain, já que têm que ter suas próprias atas notariais arquivadas da mesma maneira? Os custos desta moderna armazenagem nas nuvens não será mais dispendioso do que a custódia dos antigos livros de registros que tinham reduzidas despesas de manutenção? Tal evolução não exigirá investimentos em equipamentos mais atualizados e colaboradores mais preparados, além um controle mais rígido, de forma permanente?

    Indo mais além, dentro da nova tecnologia, qual a possibilidade da invasão de hackers já que a maioria destes novos sistemas de blockchain hospedam as bitcoins ou moedas criptografadas, quase todas operando possivelmente como pirâmides financeiras ilegais? Qual o risco de um sistema deixar de existir da noite para o dia como tem acontecido recentemente?  Veja o exemplo abaixo quando US$ 1 bilhão de aplicações de clientes sumiram da FTX.

    Na sequência desta página apresentamos:

      i) A forma possível de se reduzir riscos, custos de estruturação e manutenção, obtendo ainda substancias receitas com a hospedagem de documentos de terceiros, em plataformas separadas, isolando-se riscos, como está sendo feito no exterior, usando o novo conceito conhecido como Blockchain as a Service alugando ou comprando os códigos fonte, quando também se acelera sua implantação.
    ii) O conceito da criação de valor dentro de uma solução de blockchain;
   iii) A necessidade da governança  proposição de marketing e dimensionamento de mercados;
   iii) Compartilhamento de investimentos e despesas, e
   iv)  Tutoriais em videos.
 
....


A Cadeia de Valor 

     No 2º Estudo do uso de Blockachin realizado pelo Centro Alternativo de Finanças da Universidade de Cambridge  já mostrava efetivamente essa meta de ter um sistema compartilhado de dados, como pode ser visto nas 2 imagens a seguir da Proposição de Valor e Uso Compartilhado.

Redução de Custos - Geração de Receita Alternativa - Uso Hibrido

Uso compartilhado - Uso Interno - Uso não Identificado
Centro Alternativo de Finanças da Universidade de Cambridge 
 Michel Rauchs, Apolline Blandin, Keith Bear, Stephen McKeo

Governança
&
Marketing

     Não parece sadio um cartório ter seus arquivos em sistema de blockchain que não tenha domínio, ou seja uma forma de controle, auditavel, como exige uma boa governança corporativa, pois é uma forma de custódia totalmente diferente da anterior, onde os livros ficam trancados a chave depois do  expediente.

     Assim, se faz necessário ter um acompanhamento diuturno, com a emissão dos relatórios pertinentes, pois isso também são informações para o necessário marketing, ainda que de forma light, para se investir na publicidade correta aqui ou ali, fazendo as necessárias métricas dos retornos.

Plataformas Fechadas 
&
Receitas Alternativas

       O primeiro bloqueio da solução é impedir o registro e arquivamento de documentos referentes a bitcoin, moeda virtuais, criptogragadas e 

dffafim

R$ 1,00 abaixo 

12.000.000 / 12. = 10.000 por cartorio x 10 mes = 100.00 mes

Investimento 
&
Manutenção











já que todas as 19,2 milhões de empresas, os mais de 1,3 milhões de advogados ativos do país, além dos milhões de autores anônimos que precisam registar direitos autorais, também precisam modernizar seus sistemas de controle e governança, com uma projeção de investimentos e custos compartilhados entre os cartórios. além dos milhões de autores anônimos que precisam registar direitos autorais

Contratos inteligentes

Qual a diferença entre Blockchain pública e Blockchain privada?  
Moneychain com Ingrid Barth


Como Funciona o Direito Autoral na Internet - Dr. Alan Moreira Lopes

Bora codar uma blockchain DO ZERO
Lucas Santos 





Os catorios 

dreito autoral

contadores 

Blockchain na contabilidade: quais são os impactos?
Soluções Domínio Thomson Reuters


balanços 

samart contracts

O futuro dos contratos inteligentes com Blockchain

Contratos inteligentes no blockchain são o futuro dos contratos? A advogada Viviane Carvalho explica esses conceitos em sua palestra no ECOA PUCRIO: Blockchain do dia 06/12/2017.


https://exactcloud.com.br/
 
https://www.facebook.com/exactcloudconcordia/










ESMAFE | Escola da Magistratura Federal PR